Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro defende cautela no regime de progressão de pena

    Na audiência pública sobre a reforma do Código Penal, agora à tarde, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, considerou muito importante a discussão sobre a progressão da pena de prisão, cujo regime, para ele, tem muitas variações no Projeto de Lei do Senado 236/2012. Em resposta ao relator da proposta, senador Pedro Taques (PDT-MT), o ministro disse que o projeto traz “um rigor muito grande para a atual realidade prisional brasileira”.

    Para José Eduardo Cardozo, um rigor excessivo pode agravar a falta de vagas nos presídios, ou, na contramão, ser complacente em demasia, o que também não interessa. Ele disse que o ministério tem muito a dialogar com a comissão especial de senadores que analisa o projeto do novo Código Penal.

    Respondendo a outras perguntas do relator, o ministro se mostrou contrário à redução da maioridade penal, porque contraria cláusula pétrea da Constituição. Porém, reconheceu que o sistema atual é “absolutamente ineficiente” na reinserção social de adolescentes infratores.

    O ministro ainda se mostrou favorável à responsabilização criminal da pessoa jurídica e à tipificação do crime de terrorismo, defendendo, porém, cautela nessa tipificação.

    Fonte: Senado Federal

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-defende-cautela-no-regime-de-progressao-de-pena/100051766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)