Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    5ª edição da Expedição da Cidadania atende ribeirinhos do Delta do Parnaíba/PI a partir desta segunda-feira


    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) iniciou, nesta segunda-feira (19), a quinta edição da "Expedição da Cidadania", realizada no estado do Piauí. Na primeira etapa da 5ª Expedição da Cidadania o cidadão terá acesso direto ao Juizado Especial Federal e poderá emitir CPF, carteira de trabalho, e carteira de identidade, além de contar com os serviços do INSS e da Procuradoria Pública.O projeto, que tem como objetivo levar a Justiça Federal e outros serviços essenciais ao exercício da cidadania às populações de locais de difícil acesso, abrangerá as populações de Ilha Grande de Santa Isabel e do ecossistema do Delta do Parnaíba, com atendimento no Centro Paroquial de Ilha Grande, das 8h às 17h, até o dia 23. O coordenador da 5ª Expedição, o juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, explica que a região atendida, no extremo norte do Piauí, é extremamente carente de serviços públicos e depende quase que exclusivamente da pesca para a subsistência dos seus moradores.“Visitando as comunidades, identificamos uma dificuldade grande na emissão de documentos e na oferta de atendimentos básicos de cidadania. No último ano houve a suspensão do seguro defeso, que prejudicou demais os ribeirinhos e evidenciou ainda mais a carência desta população”, comentou o juiz federal.Além dos atendimentos citados, durante o primeiro dia da Expedição a Marinha do Brasil ofereceu um curso de pesca aos moradores locais, devido a importância econômica da atividade na região. No período da tarde, uma equipe da iniciativa visitou as comunidades ribeirinhas das redondezas para atender aqueles que não puderam se deslocar até o Centro Paroquial da Ilha Grande.Os atendimentos da primeira fase da Expedição da Cidadania prosseguirão até sexta-feira (23). No mês de novembro o projeto retornará ao local para a segunda etapa, quando juízes federais e procuradores federais realizarão as audiências agendadas.A 5ª Expedição da Cidadania é promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Governo Federal, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Marinha do Brasil, e do Serviço Social do Comércio (SESC).
    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5a-edicao-da-expedicao-da-cidadania-atende-ribeirinhos-do-delta-do-parnaiba-pi-a-partir-desta-segunda-feira/385704999

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)