Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Termina com êxito a primeira etapa da Expedição da Cidadania Delta do Parnaiba

    Levar cidadania e garantir direitos básicos às populações ribeirinhas da região do Delta do Parnaíba. Esses foram os objetivos cumpridos pela primeira etapa da 5ª Expedição da Cidadania, realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, no Centro Paroquial da Ilha Grande de Santa Izabel, em Parnaíba/PI.

    Durante o período a Justiça Federal recebeu 730 processos, entre pedidos de aposentadorias, auxílios doença, salários maternidade, seguro defeso e outras demandas. Por sua vez, a Defensoria Pública da União abriu 55 processos de assistência jurídica, entre informações, orientações e o ajuizamento de 10 ações.

    O coordenador da 5ª Expedição da Cidadania, o juiz federal José Gutemberg de Barros Filho, revelou que o número final de atendimentos superou todas as expectativas, demostrando o tão carente é a população do Delta do Parnaíba.

    “Imaginávamos uma demanda menor, o que nos mostrou o quanto esses ribeirinhos precisam de maior acesso aos serviços básicos fundamentais para o exercício da cidadania. Tivemos uma demanda processual considerável na primeira etapa, e, com certeza, precisaremos do auxílio de juízes federais para realizar as audiências e julgamentos, dando assim uma resposta efetiva à essa população durante a segunda etapa da Expedição, prevista para o final de novembro”, disse.

    INSS e emissão de documentos
    Os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) atenderam 125 pessoas, com a concessão imediata de duas aposentadorias por idade, três auxílios doença e três salários maternidade. O médico perito do órgão realizou 161 perícias durante a semana.

    Entre os beneficiados esteve a pescadora Maria Antônia Damasceno dos Santos, que procurou a Expedição da Cidadania para conseguir o salário maternidade referente ao nascimento do seu filho Elias Gabriel, de dois meses. “Achei uma maravilha, fui muito bem atendida. Facilitou bastante a vida, pois ao invés de ter que ir até Parnaíba fui atendida aqui perto da minha casa, com tudo resolvido bem rápido”, comemorou.

    A dona de casa Juliana Nascimento da Cruz nem tinha conhecimento do benefício que tinha direito. Após ser informada pela equipe da Expedição, conseguiu a liberação do salário maternidade referente ao nascimento da sua filha Emily Vitória, de quatro anos. “Nem contava com o dinheiro, não sabia que tinha direito a ele. Esse valor vai fazer uma grande diferença, pois vamos conseguir reformar a casa e dar um pouco mais de conforto para a Emily”, falou Juliana.

    Já a emissão de documentos foi identificada como uma das demandas mais urgentes. Nos cinco dias da caravana, o Instituto de Identificação do Estado do Piauí emitiu 315 carteiras de identidade. A Secretaria de Trabalho da Prefeitura de Parnaíba e o Procon confeccionaram 81 carteiras de trabalho e 43 CPFs.

    A dona de casa Maria Rosinete Oliveira aproveitou a oportunidade para emitir as carteiras de identidade dos seus filhos Luciano, de 10 anos, e Juliana, de nove anos, que ainda não tinham a documentação. “Aqui é muito difícil tirar documentos. Temos que ir até Parnaíba, gastar um dinheiro que não temos com transporte, alimentação, fotos e cópias. Aqui não, tivemos tudo isso de graça, e bem perto de casa. Vim na Expedição da Cidadania e saí com os documentos das crianças”, comentou.

    Segunda Etapa
    Nos dias 28 de novembro a 2 de dezembro o projeto retornará ao local para a segunda etapa, quando juízes federais e procuradores federais realizarão as audiências agendadas. Também serão disponibilizados atendimentos médico e odontológico, doações de medicamentos e cestas básicas e a realização de cursos sobre assuntos diversos à população do delta do Parnaíba e Ilha Grande de Santa Izabel.

    O coordenador da 5ª Expedição da Cidadania faz um convite aos juízes federais de todo o Brasil para que eles também participem da segunda etapa. Gutemberg de Barros Filho ressalta a oportunidade que os magistrados terão de prestar um serviço essencial a uma população muito carente, além de conhecer a região do Delta do Parnaíba, famosa por suas belezas.
    "Acredito que quem se dispor a vir terá uma experiência muito proveitosa, tanto profissional quanto pessoal, por poder ajudar aquelas pessoas que mais necessitam de apoio. E, além disso, poderá replicar a experiência vitoriosa da Expedição da Cidadania nas suas respectivas regiões, levando à frente o projeto que tem feito a diferença de muitas pessoas pelo Brasil”, finalizou o coordenador.

    Realização
    A 5ª Expedição da Cidadania é promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Governo Federal, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Marinha do Brasil, e do Serviço Social do Comércio (SESC).

























    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/termina-com-exito-a-primeira-etapa-da-expedicao-da-cidadania-delta-do-parnaiba/387721047

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)