Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corrupção e lavagem de dinheiro serão discutidas em Fórum Criminal da Ajufe


    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, abrirá na próxima segunda-feira (03/10), às 9h, em São Paulo (SP), o V Forum Nacional Criminal dos Juízes Federais (Fonacrim), promovido pela entidade. Em três dias de discussões, o evento contará com participação de destacadas personalidades da área jurídica criminal – entre os quais quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes federais e estaduais, advogados, procuradores e especialistas do governo. Mais de 200 participantes já estão inscritos.

    O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga os processos no âmbito da Operação Lava Jato, será o palestrante do evento no dia 4, às 9h, abordando o tema “Corrupção e lavagem de dinheiro”, dentro do quarto Painel do Forum. Ele dividirá a mesa dirigida por Roberto Veloso com a procuradora da República Thaméa Danelon, coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção em São Paulo, e o advogado e professor Pierpaolo Cruz Bottini. O Forum acontecerá no hotel Renaissance.

    O Fonacrim pretende discutir na capital paulista, nesses três dias, as grandes questões no cenário do direito criminal brasileiro do contexto da atualidade. Nesse sentido, não só a corrupção e lavagem de dinheiro estarão no foco do evento, mas também temas como a prisão após decisão de segundo grau, o combate ao contrabando e a jurisdição no ambiente digital.

    “O Fonacrim será uma oportunidade de discussão dos temas atuais atribuídos aos juízes federais, em especial o processo e julgamento dos casos de corrupção”, ressalta Roberto Veloso, presidente da Ajufe. “As principais operações que ocorrem no Brasil estão sob responsabilidade da Justiça Federal, como lava a Lava Jato, Acrônimo, Zelotes, entre outras; por isso, a entidade representativa dos juízes federais do Brasil realiza esse importante fórum, reunindo mais de 200 magistrados”.

    Painéis e painelistas

    Além do juiz federal Sérgio Moro, quatro ministros do STJ participação de painéis do Forum Nacional Criminal dos Juízes Federais, o que confirma a importância do evento. Na segunda-feira, 10h, o Painel I - A prisão após o segundo grau: aspectos polêmicos, será presidido pelo ministro Sebastião Alves dos Reis Junior. Ele contará com mais dois ministros do STJ: Maria Thereza Rocha de Assis Moura e Rogerio Shietti Machado Cruz, além do procurador geral de Justiça de São Paulo Gianpaolo Poggio Smanio.

    Ainda na segunda-feira, às 14h,o ministro do STJ Reynaldo Soares presidirá o Painel II: O combate ao contrabando, que contará com os desembargadores federais Paulo Afonso Brum Vaze Nino Toldo como expositores, além do presidente Executivo da FNCP, Édson Vismona, e do subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ronaldo Lázaro Medina.

    O último painel na segunda, conduzido pelo desembargador José Lunardelli, terá exposições do desembargador federal Ney Bello, da juíza federal Marcia Maria Nunes de Barros, da procuradora regional da República do Rio de Janeiro Neide Cardoso e do advogado Guilherme Rizzo Amaral, doutor em Direito pela UFRGS.

    A cerimônia de abertura, conduzida pelo presidente da Ajufe, Roberto Veloso, contará com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Cecília Marcondes, e conferência da juíza brasileira da Corte Internacional da Haia, Sylvia Steiner. O encerramento do evento acontecerá na quarta-feira, dia 5, durante reunião Plenária. 

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-serao-discutidas-em-forum-criminal-da-ajufe/389404149

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)