Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JFRN suspende atividade de mineração próximo a Instituto de Neurociências

    A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a suspensão das atividades de exploração de granito da Mineração Jundiaí, que atuava na cidade de Macaíba, nas proximidades da Escola Agrícola de Jundiaí e do Instituto de Neurociência de Natal. O juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira, da 1ª Vara Federal, observou que a atividade de mineração, por utilizar explosivos, causava transtorno e prejudicava o ambiente acadêmico.

    “Constata-se que os malefícios decorrentes da exploração mineral, no caso concreto, são bem maiores do que os benefícios dela decorrentes, principalmente em se considerando que a área da lavra situa-se nas proximidades da Escola Agrícola Jundiaí e do Instituto de Neurociências”, escreveu o magistrado na sentença.

    Ele destacou ainda que perícia feita no local constatou que a distância é de apenas um quilômetro da atividade de mineração para a Escola Agrícola e o Instituto de Neurociência. “Salta aos olhos o fato de esta distância ser muito pequena para resguardo da segurança das construções já existentes, bem como das pessoas que vivem, estudam e ensinam na escola, podendo dizer-se o mesmo com relação ao Instituto de Neurociências”, frisou o juiz.

    Segundo o juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira, “não se pode admitir a continuidade da atividade de lavra iniciada, ainda que tenha sido conquistado alvará de pesquisa de granito”. Ele ressalta ainda que questionado sobre a forma como foi liberada o alvará de exploração mineral, a DNPM informou “ter constatado erro no processo administrativo que culminou na concessão do alvará que confere respaldo à pretensão da empresa".

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Justiça Federal do RN

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfrn-suspende-atividade-de-mineracao-proximo-a-instituto-de-neurociencias/2396917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)