Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz federal proíbe obras de construção do estaleiro no município de Coruripe (AL)

    A Justiça Federal em Alagoas determinou que nenhuma obra seja realizada no município de Coruripe para construção do Estaleiro Eisa, ou para destruição do manguezal situado naquela localidade, que venha colocar em risco o ecossistema marinho da região, sem que seja definida a competência do Ibama, órgão ambiental federal, para o licenciamento do empreendimento. A decisão é do juiz federal da 3ª Vara, Paulo Machado Cordeiro, que deu um prazo de 10 dias para manifestação do Ibama.

    Na última quarta-feira, o órgão autorizou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) a conceder a licença ambiental ao Eisa, para que ele possa participar de licitações da Petrobras para a construção de sondas e navios.

    Em sua decisão, Paulo Cordeiro ressalta que no presente caso, em atenção ao princípio da precaução, entende este julgador que o Ibama tem o direito de se manifestar sobre a demanda e o dever de responder a demanda no prazo de 10 dias, ou adotar medidas preventivas, tanto mais quando prevê que a atividade desenvolvida poderá ocasionar consideráveis prejuízos ao mar de Coruripe e ao ecossistema da área em questão, bem como poderá tornar ineficaz a preservação do meio ambiente.

    O que não é lícito é o Ibama silenciar em demanda tão relevante para o meio ambiente e para a economia e a sociedade alagoana , afirma o magistrado federal.

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações195
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-federal-proibe-obras-de-construcao-do-estaleiro-no-municipio-de-coruripe-al/2474300

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NA AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA: ACO 2029 AL

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)