Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Wedy palestra nos EUA sobre a independência do Poder Judiciário e liberdade de imprensa

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Gabriel Wedy, foi convidado como palestrante na III Cumbre de Medios de Comunicación - “Cumbre de La Propried Intelectual”, realizada pela CERTAL- FLAM – entidade que congrega associações de magistrados das Américas – e pela Universidade de Miami – Flórida. O evento ocorre de 01 a 05 de maio nos Estados Unidos da América (EUA).

    A palestra de Wedy sobre “A independência do Poder Judiciário e a liberdade de Imprensa na América Latina” acontece (em inglês) no dia 02 de maio.

    Como convidado especial Gabriel Wedy também fará a mensagem de encerramento do Congresso Internacional por decisão da Coordenação do evento reunida, na última semana, em Buenos Aires (AR). A iniciativa se justifica em virtude da postura firme da AJUFE em defesa da independência do Poder Judiciário e da liberdade de Imprensa na América Latina.

    No último ano, em 2011, os Presidentes dos Sindicatos de Juízes da Espanha, Itália e Portugal vieram ao Brasil prestar solidariedade no protesto nacional, realizado pela AJUFE, em defesa de maior segurança para os juízes (4 juízes e 2 promotores foram assassinados no Brasil nos últimos anos) e dos direitos e prerrogativas da magistratura que sofre progressivo processo de aviltamento no Brasil nos últimos anos.

    Entre as ações da AJUFE, no plano internacional, que causaram repercussão estão as manifestações em defesa da juíza venezuelana Maria de Lourdes Afíuni, presa na Venezuela, em virtude de decisões judiciais, no Governo Cháves; e as prisões dos jornalistas equatorianos e condenação do jornal “El Universo” ao pagamento de indenização de 40 milhões de dólares por criticar o governo do presidente Rafael Correa.

    No Brasil, além da firme defesa das prerrogativas constitucionais da magistratura realizada pela AJUFE, o presidente Gabriel Wedy tem feito advertências públicas sobre os riscos do projeto de “controle social e popular da mídia” previsto no III PNDH do Governo por oferecer riscos “à liberdade de imprensa”. Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/AJUFE_Brasil

    • Publicações3824
    • Seguidores49
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wedy-palestra-nos-eua-sobre-a-independencia-do-poder-judiciario-e-liberdade-de-imprensa/3076615

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)